Edições Gratuitas | Catálogo de Exposição | O Tempo Resgatado ao Mar| Roteiro | MNA




Sempre com o dever e a consciência da sua missão de serviço público, a Imprensa Nacional e o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) têm vindo a disponibilizar vários catálogos das exposições patentes neste museu. São catálogos de grande qualidade académica e científica e de inegável interesse cultural e histórico. Esta é uma forma, estamos em crer, de levar a história e a arqueologia a diferentes tipos de públicos neste momento tão crítico para o país e para o mundo.

Hoje fica disponível mais um cátálogo,  editado em parceria por estas duas instituições, em edição bilingue (português/inglês):





Este catálogo, em versão condensada e bilingue, evoca a passagem dos 120 anos da criação do Museu Nacional de Arqueologia e a institucionalização nos anos 80 do século XX da Arqueologia Náutica e Subaquática, precisamente no Museu, apresentando, em simultâneo, o resultado de décadas de investigação arqueológica em meio subaquático e húmido.


Catálogos já disponíveis:

Lusitânia Romana, Origem de Dois Povos

Síntese apresentada em três Museus Nacionais de Arqueologia (Mérida, Lisboa e Madrid) sobre a província romana da Lusitânia e os seus antecedentes. Como evoluiu um território ocupado por uma grande diversidade de povos e com grande variedade e riqueza de produtos endógenos e se constituiu, durante o principado de Augusto, na mais ocidental de todas as províncias romanas, transformando um território outrora finis terrarrum numa área central na articulação do Mediterrâneo com o Atlântico?

Loulé. Territórios, Memórias, Identidades

Uma resenha monográfica de 7000 anos de arqueologia e história de um concelho cujo acervo é fundacional nas coleções do Museu Nacional de Arqueologia. Loulé é um concelho geograficamente central no Algarve, com uma orografia diferenciada, o maior município algarvio em área, que atravessa e liga o litoral oceânico ao Baixo Alentejo, e possui importantes vestígios de ocupações humanas na Pré- e Proto-História, na época romana, islâmica e medieval.




0 comentários:

Publicar um comentário