Imprensa Nacional e Museu Nacional de Arqueologia disponibilizam online a revista «O Arqueólogo Português»



Imprensa Nacional e Museu Nacional de Arqueologia unem-se, de novo, para participar em mais uma verdadeira missão de serviço público, que ganha especial relevância no momento em que grande parte da população portuguesa está, e estará nos próximos tempos, em isolamento social devido à evolução da pandemia de COVID-19.

A partir de hoje, e sempre às 6.ª feiras, a Imprensa Nacional e o Museu Nacional de Arqueologia passam a disponibilizar, no site de ambas as instituições, de forma gratuita e partilhável, a revista O Arqueólogo Português.

Hoje fica acessível o Vol. I da Série V, de 2011.

Para descarragá-lo clique aqui.

Recorde-se que a relação entre o Museu Nacional de Arqueologia e a Imprensa Nacional remonta ao final do século XIX.

José Leite de Vasconcelos (1858-1941), o sábio que não só gizou o Museu como foi o seu primeiro Diretor, era um autor prolixo do catálogo da Imprensa Nacional.

Daí que facilmente se compreenda que a revista oficial do Museu Etnográfico Português — essa foi a denominação original do Museu Nacional de Arqueologia — fosse editada pela Imprensa Nacional, a editora do Estado. O Arqueólogo Português é uma revista prestigiada em Portugal e na Europa, espécie de repositório da Arqueologia e uma das mais antigas da Europa do seu género em continuidade de edição. O primeiro número foi publicado em janeiro de 1895.

No século XXI, como no século XIX, a parceria renova-se entre a Imprensa Nacional e o Museu Nacional de Arqueologia e voltam a editar a revista do Museu e também os catálogos das exposições nacionais e internacionais que o Museu organiza e promove.


Nos próximos dias começarão também a ser disponibilizados para descarga gratuita um conjunto muito relevante de catálogos das exposições e edições científicas desenvolvidas pelo Museu Nacional de Arqueologia e editados pela Imprensa Nacional. Esteja atento.

0 comentários:

Publicar um comentário