Edições Gratuitas | Catálogo de Exposição | A Arquitetura Imaginária. Pintura, Escultura, Artes Decorativas | MNAA



Entre dezembro de 2012 e março de 2013 esteve patente no Museu Nacional de Arte Antiga a exposição «A Arquitetura Imaginária. Pintura, Escultura, Artes Decorativas», tendo por comissários António Filipe Pimentel e Joaquim Oliveira Caetano.

Repensando a arquitetura enquanto território utópico e conceptual e assumindo a ideia de que projetar é pura fantasia, capaz de contaminar as várias disciplinas artísticas, esta exposição promoveu:

(...) um ângulo novo de aproximação à pintura, à escultura, às artes decorativas, numa extraordinária viagem por um eclético universo de centena e meia de obras, do MNAA e de muitas outras coleções, públicas e privadas, reunidas pela primeira vez. Projetos nunca realizados de Siza Vieira, Souto de Moura, Carrilho da Graça, Mendes Ribeiro e Manuel Aires Mateus, cenários fantásticos de Galli Bibiena, tesouros nacionais como a Bíblia dos Jerónimos, o Relicário da Rainha D. Leonor, o Livro de Horas de D. Manuel, o Retábulo da Natividade ou o Cofre da Graça, entre muitos outros, compõem uma exposição de peças absolutamente ímpares, pelo seu valor histórico e artístico.

O catálogo homónimo da exposição teve coordenação científica de António Filipe Pimentel, coordenação editorial de Ana de Castro Henriques e foi editado em parceria pelo MNAA e pela Imprensa Nacional.

Uma parceria agora reforçada por mais este excelente exemplo da dinamização entre instituições culturais e museológicas portuguesas que face às circunstâncias da pandemia do Covid-19, se mobilizam para continuar a servir os seus leitores e, claro, os seus visitantes.

Pode começar a visita pelo catálogo A Arquitetura Imaginária. Pintura, Escultura, Artes Decorativas clicando aqui.

O catálogo conta com textos de: Alexandra Reis Gomes Markl , Aline Gallasch-Hall, Ana de Castro Henriques, Anísio Franco, António Filipe Pimentel, Celina Bastos, Delfim Sardo, Giuseppina Raggi, Joaquim Oliveira Caetano , José Alberto Seabra Carvalho,José de Monterroso Teixeira, Luisa Penalva, Lurdes Craveiro, Maria da Conceição Borges de Sousa, Miguel Soromenho,Paulo Pereira, Rafael Moreira, Rui Afonso Santos,Teresa Leonor Vale e Teresa Pacheco Pereira.

Boas Leituras!

0 comentários:

Publicar um comentário