Exposição «Indústria Arte e Letras. 250 Anos da Imprensa Nacional» distinguida com medalha de prata no European Design Awards 2020



A exposição Indústria Arte e Letras. 250 Anos da Imprensa Nacional foi distinguida com a medalha de prata pelo European Design Awards na atual edição de 2020.

Enquadrada no programa de comemorações dos 250 anos da Imprensa Nacional, a exposição decorreu entre setembro e novembro de 2019, no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, em Lisboa, sendo dedicada a toda a sua história editorial, artística e industrial.

O design foi da responsabilidade da FBA (João Bicker e Rita Marquito)  e do atelier Aires Mateus (Francisco Aires Mateus, Bianca Salmoiraghi, Gloria Binato) e  foi inspirado na tradicional caixa de tipos utilizada na composição manual, onde se instalou o percurso expositivo, organizado em dez núcleos cronológicos.

A organização contou com a produção executiva de Cláudio Garrudo e a coordenação científica de Inês Queiroz. A pesquisa de conteúdos foi assegurada pelos investigadores Inês José, Diogo Ferreira e Tiago Mendes.

A Imprensa Nacional, que faz parte da Imprensa Nacional-Casa da Moeda desde julho de 1972, prossegue atualmente a sua missão pública de disseminação da língua e da cultura portuguesas, através do seu programa editorial e cultural.

Parabéns a todos.

0 comentários:

Publicar um comentário