Marcus Vinicius Quiroga (1954-2020)



A Imprensa Nacional lamenta, com profundo pesar, o desaparecimento de Marcus Vinicius Quiroga, poeta brasileiro, de origem portuguesa, vencedor da 1.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro. Marcus Vinicius Quiroga faleceu este domingo, dia 10 de maio, vítima de Covid-19.

Marcus Vinicius Quiroga Pereira nasceu no Rio de janeiro, em 1954. Foi professor universitário, poeta, contista, crítico e ensaísta. Doutorou-se em Literatura Brasileira. Membro da Academia Carioca de Letras e do PEN Clube do Brasil escreveu cerca de 25 livros de poesia, muitos deles premiados. Marcus Vinicius Quiroga foi ainda colaborador de diversas publicações literárias, como Caderno Ideias, jornal Rioletras, Renovarte e a revista da Academia Brasileira de Letras.

Marcus Vinicius Quiroga descendia de portugueses por parte do avô paterno e dos avós maternos, que eram da zona de Viana do Castelo.

Em 2019 foi vencedor, ex aequo com Irene Marques, da 1.ª Edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, entregue em parceria pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Marcus Vinicius Quiroga venceu o galardão pelo seu trabalho Não Viajarei por Nenhuma Espanha, que está previsto sair do prelo no segundo semestre deste ano.

Já em 2020, Marcus Vinicius Quiroga esteve em Portugal para receber o prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro numa cerimónia organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Imprensa Nacional-Casa da Moeda e Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que se realizou no dia 21 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, terra natal de Ferreira de Castro. Na cerimónia estiveram presentes a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, os membros do Júri, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, e Duarte Azinheira, diretor de edições e cultura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Em abril deste ano Marcus Vinicius Quiroga concedeu uma derradeira entrevista ao blogue editorial da Imprensa Nacional, o Prelo. Pode recordá-la aqui.

Expressamos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos.


0 comentários:

Publicar um comentário