Presente e Futuro | Vol. 10 | 250 Anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História.




Presente e Futuro é o 10.º volume (e último) de 250 Anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História, uma obra em formato exclusivamente digital que é uma breve síntese adaptada a partir de Indústria, Arte e Letras. 250 anos da Imprensa Nacional, da autoria de Maria Inês Queiroz, Inês José e Diogo Ferreira, publicada pela Imprensa Nacional em 2019, com design da fba. A paginação desta versão digital ficou a cargo de Nuno Silva.

Ao longo das últimas 10 semanas levámos até si a história da Imprensa Nacional e cruzámo-la com a história do País dos últimos 250 anos. Afinal, uma e outra são indissociáveis. Em 10 pequenos volumes, amplamente ilustrados, demos-lhe a conhecer a história da editora pública portuguesa desde a sua criação, em 24 de dezembro de 1768, até ao presente, percorrendo o seu papel no setor das artes gráficas, da indústria do livro e da formação profissional.




No início do século xxi, a impressão do Diário da República chegou ao fim, dando lugar ao Diário da República Eletrónico (DRE). Com a esperada transformação do DRE em serviço público de acesso universal e gratuito, a INCM foi encontrando um novo enquadramento para a sua atividade, atualmente mais focada na produção de documentos de segurança com componente eletrónica, como é o caso do Passaporte Eletrónico
Português, desde 2006, e do Cartão de Cidadão, desde 2008. Entre os documentos produzidos pela gráfica de segurança da INCM, destacam-se ainda a carta de condução, o título de residência para estrangeiros, o cartão tacógrafo digital, a cédula do advogado, o cartão de identificação de entidades fiscalizadoras e o cartão europeu de seguro na doença.
in 250 Anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História


250 Anos da Imprensa Nacional. Uma breve História 
Todos os volumes:












0 comentários:

Publicar um comentário