Reorganização | Vol. 07 | «250 anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História»




O 7.º volume de 250 Anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História, intulado «Reorganização», inicia-se com o período do pós Segunda Guerra Mundial. Um período que trouxe mudanças importantes para a Imprensa Nacional em termos de autonomia, modernização tecnológica e formação. O volume acompanha estes anos e chega até à década de 1960:  o país tinha entrado em guerra com as colónias e o segundo centenário da Imprensa Nacional estava quase a aproximar-se...

O pós Segunda Guerra Mundial trouxe mudanças importantes para a Imprensa Nacional em termos de autonomia, modernização tecnológica e formação. Em 1946 iniciaram-se as obras no edifício, envolvendo a renovação de oficinas e da central elétrica. A reorganização dos serviços, em 1953, alargou a autonomia técnica e administrativa da Imprensa Nacional e enquadrou-a nos serviços industriais. Simultaneamente, clarificou a sua missão e afirmou o seu carácter não concorrencial. Ao longo dos anos 1950-1960, renovaram-se equipamentos de impressão, litografia e composição. Também o ensino voltou a estar no centro da atividade da Imprensa Nacional, procurando recuperar a capacidade técnica anterior ao encerramento das escolas. Mas este foi também um período de grandes incertezas quanto ao papel industrial e editorial da Imprensa Nacional, chegando a comprometer o seu desenvolvimento.
in 250 Anos da Imprensa Nacional, Uma Breve História.



Esta edição de «250 anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História», em formato exclusivamente digital e constituída por 10 pequenos volumes, é uma breve síntese adaptada a partir da obra Indústria, Arte e Letras.250 Anos da Imprensa Nacional, da autoria de Maria Inês Queiroz, Inês José e Diogo Ferreira, publicada pela Imprensa Nacional em 2019, com design da fba.

0 comentários:

Publicar um comentário